sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

QUER TIRAR DÚVIDAS???

Então vai um exemplo ai pra vc ter uma idéia!!!!!



Prefeitura ou prefeitura municipal?

O verbete “prefeitura” no dicionário Houaiss afirma que se trata de prédio da administração municipal onde fica o gabinete do prefeito.
Embora as prefeituras de municípios ostentem o adjetivo municipal, há uma tendência no jornalismo a não usar “prefeitura municipal”, pois seria uma redundância, porque prefeitura já quer dizer um órgão da administração de um município. Mas há outro senão: existem as prefeituras das cidades universitárias, portanto há controvérsia.
O manual de redação do jornal O Estado de São Paulo recomenda a seus jornalistas que usem apenas “prefeitura”, sem o adjetivo “municipal”.
Isso mostra que não se pode assumir uma atitude dogmática a respeito, pois se há prefeituras nas cidades universitárias, e elas não são municipais. Usar “prefeitura municipal” não constitui, portanto, pleonasmo vicioso tão gritante como querem alguns.

Conteúdo: Hélio Consolaro
Manutenção: Luís Gustavo Almeida

Por Trás das Letras - Seu portal de língua portuguesa na Internet
2004 - Araçatuba-SP-www.portrasdasletras.com.br
Esse site é ótimo!!!!!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

LEITURA INFANTIL

A RELAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA COM A LEITURA INFANTIL

A Fonoaudiologia é uma ciência voltada para pesquisa, prevenção, avaliação e terapia, focada na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, tem como uma das principais finalidades auxiliar os indivíduos que apresentam alguma dificuldade em relação à leitura e escrita, aquisições fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Partindo desse pressuposto, surge então a grande necessidade de incentivar a criança à prática da leitura desde cedo, considerando que o estímulo precoce torna-se um importante e significativo mecanismo facilitador da aprendizagem e da integração do meio no qual vivemos.

A Fonoaudiologia, quando aplicada como ação preventiva ou de reabilitação, necessita utilizar a leitura como recurso, em especial, com as crianças, com a finalidade de desenvolver habilidades que estejam associadas à linguagem, visto que essa área é de fundamental importância para o desenvolvimento psicossocial da criança.

Segundo estudos realizados, o professor que utiliza da leitura compartilhada com crianças da pré-escola promove neste instante a aprendizagem das pequenas. Tal benefício ocorre devido o desenvolvimento do vocabulário que conseqüentemente enriquece a compreensão de conceitos, resultando na capacidade que a criança desenvolve em conhecer a linguagem escrita dos livros.

Eis então a importância de orientar professores e pais, em especial de pacientes, a explorar os benefícios da leitura infantil.

Por Elen Cristine C. Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Fonoaudiologia - Brasil Escola

POESIA

Aula de Português

Carlos Drummond de Andrade

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender

A linguagem
na superfície estrelada de estrelas,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.

AMIZADE


Recados e Imagens - Amizade - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009